Foto Eleições 2024: Segundo turno em Ponta Grossa

Eleições 2024: Segundo turno em Ponta Grossa

Com a diferença de 654 votos no primeiro turno das eleições entre as candidatas Mabel Canto (PSDB) que obteve 27,87% dos votos válidos (51.338 votos) e Elizabeth Schmidt (União) que totalizou 27,51% dos votos válidos (50.684 votos), os eleitores ponta grossenses voltarão às urnas neste próximo domingo (27). O horário de votação é das 8h às 17h no horário de Brasília.

Confira as propostas das candidatas a Prefeita de Ponta Grossa:

Principais propostas de Mabel Canto (PSDB)
SAÚDE: Abertura de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Oficinas, além da instalação de um novo Hospital Municipal no local onde funcionava o antigo Hospital 26 de Outubro.
EDUCAÇÃO: Criação do programa “Vale Uniforme” para garantir uniformes a todos os estudantes da rede municipal por meio de vouchers. Além disso, a candidata propõe a criação de uma Escola Municipal de Dança, uma Escola Municipal de Artes Cênicas e um Centro Especializado em Inclusão (CEI), focado no acolhimento e desenvolvimento de estudantes com deficiência.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Ampliação do trabalho remoto para servidores públicos, visando a saúde dos funcionários e economia de recursos. Outra proposta é a criação de um canal de denúncias confidenciais para combater a corrupção.
HABITAÇÃO: Reabertura da Prolar, Companhia de Habitação de Ponta Grossa. Criação do Programa “Casa da Mãe”, que visa atender mulheres chefes de família e mães solo, concedendo recursos para construção e ampliação de residências.

Principais propostas de Elizabeth Schmidt (União)
SAÚDE: Criação do Super Posto de Atendimento Infantil (SuperPai), do Centro Terapêutico Multiprofissional para pessoas com doenças crônicas e do 1º Ambulatório LGBTQIA+ do Paraná. A candidata também promete a construção de um NUPI (Núcleo pela Infância) para atendimento de crianças autistas e a implantação do CAPS Transtorno Mental 24 horas.
ASSISTÊNCIA SOCIAL: Construção do Restaurante Popular Uvaranas, do Restaurante Móvel, da Central de Abastecimento, do Banco de Alimentos e da Cozinha Comunitária. Outra proposta é a instalação de cinco novos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
SEGURANÇA: O plano de governo inclui a criação da Polícia Municipal, do Observatório de Segurança Pública, da Divisão Antidrogas na Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. Além disso, a candidata propõe a implantação de Grupamentos de Proteção aos Idosos, de Combate ao Microtráfico e de Patrulha Rural.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Criação da Agência Municipal de Combate à Corrupção e implementação de um código de ética para servidores públicos. A prefeita também promete a realização de auditorias regulares em todos os setores da administração pública.
INFRAESTRUTURA: Duplicação e estruturação das avenidas Antonio Saad, Pedro Wosgrau/Siqueira Campos, Aldo Bonde e Rio Cavernoso; Construção de 14 novas unidades de poços artesianos, 10 novas pontes e 50 bueiros de transposição; Reforma e adequação dos abrigos de ônibus; Criação de três novos Pontos de Ligação Rápida e implantação de novas ciclovias e ciclofaixas no Plano de Mobilidade.

Documentos necessários para votar
Para votar basta ter em mãos um documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
Caso o eleitor precise consultar o número do título, é necessário saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe do eleitor. Com as informações em mãos, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Autoatendimento eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos na hora do voto:
e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Identidade social;
Carteira de identidade;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Carteira de trabalho;
Certificado de reservista;
Carteira nacional de habilitação.

Quem não puder votar deverá justificar a ausência no dia do pleito. O prazo para justificar é até 60 dias depois da votação

Foto: Divulgação / TSE

Texto: Tayná Landarin

Deixe seu comentário