Uma nova frente fria chegou ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) e avança sobre o Sul do Brasil ao longo desta segunda-feira (6), segundo alerta da Climatempo. O sistema está associado a um ciclone extratropical, que permanece sobre o oceano — sem impacto direto sobre o continente —, mas com potencial de provocar condições severas de tempo na região.
O encontro da frente fria com o ar muito quente que predomina sobre o Sul, aliado à circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, pode gerar chuva forte, rajadas intensas de vento e queda de granizo, inclusive de grande tamanho, nos três estados da região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com a Climatempo, rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h podem ser registradas durante a passagem dos temporais. O maior risco para tempestades severas está concentrado nas regiões Oeste, Sul e Campanha gaúcha.
A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai deve ser a primeira a sentir os efeitos da frente fria, com tempestades previstas entre a tarde e a noite de domingo (5). Além das chuvas e ventos fortes, o sistema também deve provocar queda acentuada das temperaturas a partir desta segunda-feira.
Calor intenso ainda predomina no Paraná
Antes da chegada da frente fria, o calor segue intenso em boa parte do estado. As temperaturas podem chegar a 38 °C nas regiões Noroeste, Norte e Litorânea. Esse aquecimento acentuado é provocado pelos ventos vindos do Brasil Central e da Bacia Amazônica, que transportam ar quente para o território paranaense.
Com a chegada da frente fria pelo Sul e Oeste, o tempo muda gradualmente, com aumento de nuvens, pancadas de chuva e possibilidade de temporais localizados. Nas demais regiões, as mudanças devem ocorrer até o fim da tarde.
Previsão do tempo para hoje em Ponta Grossa
A segunda-feira (6) será de tempo firme e temperaturas amenas em Ponta Grossa. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), os termômetros variam entre 20 °C e 29 °C, e não há previsão de chuva para o município ao longo do dia.
Mesmo com a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil, o sistema deve avançar de forma gradual, e Ponta Grossa ainda segue com sol e calor moderado nesta segunda-feira.
Até o momento, o município acumula 18 milímetros de chuva em outubro de 2025, o que representa apenas 12% da média normal para o mês, indicando um início de mês mais seco que o habitual
Redação Rádio Clube FM com informações do Climatempo.
