Home / Notícias / Ponta Grossa integra agenda de audiência pública sobre criação de microrregiões para logística de resíduos sólidos no Paraná.

Ponta Grossa integra agenda de audiência pública sobre criação de microrregiões para logística de resíduos sólidos no Paraná.

Começa na próxima semana a agenda de audiências públicas do Governo do Paraná para elaborar um Projeto de Lei que visa a criação de microrregiões para organizar a coleta e o destino do lixo no Estado. PG integra agenda.

Crédito da foto: Denis Ferreira Netto/SEED-PR

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável começa, na próxima semana, uma série de audiências públicas em busca de contribuições para amparar a elaboração de um Projeto de Lei Complementar.

O PL visa a criação de microrregiões voltadas para a organização do processo logístico de coleta e destinação de resíduos sólidos no Paraná.

O objetivo é que municípios próximos entre si formem consórcios, grupos que ficarão responsáveis pelo descarte adequado dos resíduos sólidos da região. A iniciativa é amparada pelo Marco Legal do Saneamento, atualizado em 2020 pela Lei Federal nº 14.026.

A  agenda prevê encontros nos dias 9 em Londrina, 10 em Maringa, 15 em Cascavel, 16 em Pato Branco, 20 em Ponta Grossa e 21 em Curitiba. Os interessados em contribuir podem participar de duas maneiras: preenchendo o formulário, disponível até 23 de outubro no site da Sedest.

A coleta de resíduos sólidos é de responsabilidade exclusiva dos municípios. Cada prefeitura contrata seu próprio serviço, além de responder sozinha pela destinação final do lixo. Esse modelo, no entanto, sobrecarrega principalmente as cidades de pequeno porte, que enfrentam altos custos e dificuldades técnicas para manter aterros sanitários ou contratar soluções ambientalmente adequadas.

O que muda, a partir da confecção do Projeto de Lei Complementar é que os municípios, ainda responsáveis pela coleta, passam a se organizar em microrregiões para tratar da destinação final.

Nessas regiões, empresas contratadas em consórcio ficarão responsáveis por operar aterros sanitários compartilhados ou até usinas de biogás, biometano e hidrogênio.

DATA, LOCAL E HORÁRIO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Londrina – 09/10/2025

Local: Câmara Municipal – Rua Gov. Parigot de Souza, 145 – Centro Cívico

Horário: 9h

Maringá – 10/10/2025

Local :CREA-PR – Regional Maringá – Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139 – Zona 7, Maringá

Horário: 9h

Cascavel – 15/10/2025

Local: Câmara Municipal – Rua Pernambuco, 1843 – Centro

Horário: 9h

Pato Branco – 16/10/2025

Local: Câmara Municipal – Rua Araribóia, 491 – Centro)

Horário: 14h

Ponta Grossa – 20/10/2025

Local: ACIPG – Av. Visc. de Taunay, 1855 – Ronda)

Horário: 14h

Curitiba – 21/10/2025

Local: Colégio Sesc Centro – Rua Pedro Ivo, 755 – Centro

Horário: 14h

Para se inscrever, clique AQUI.

Com informações da AEN

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *