Home / Notícias / Simepar anuncia deslocamento de tempestades no Paraná

Simepar anuncia deslocamento de tempestades no Paraná

Previsão da entidade é de que sol volte a ganhar força a partir desta quarta-feira (27).

Crédito da foto: Prefeitura de Castro

 

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) segue monitorando as condições climáticas do estado após frente fria e grandes acumulados de chuva que atingiram grande parte das regiões do Paraná. 

A precipitação veio acompanhada de granizo, que causou impactos na região de Castro.

Segundo previsão do sistema, a chuva perde força na noite de terça e, a partir desta quarta-feira (27), o sol volta a predominar no estado. 

De acordo com a entidade, o acumulado de chuvas foi irregular, com bairros de uma mesma cidade registrando diferentes intensidades. Na capital do estado, a estação meteorológica do Simepar no Jardim das Américas registrou um acumulado de 28,2 mm até às 16h. Já nas estações de Boa Vista e Santa Felicidade, o acumulado foi de apenas 7,6 mm e 7,8 mm, respectivamente, no mesmo intervalo de tempo.

No município de Castro, a precipitação de granizo foi ocasionada pela tempestade severa que se formou no Centro do Estado e se intensificou, causando destruições sobre a cidade. O volume de gelo acumulado chegou a cobrir ruas inteiras. 

“A região de Castro, Ponta Grossa, tem uma serra que acabou contribuindo para intensificar essa tempestade severa. Associada a essa tempestade, a circulação dos ventos gera gotas super-resfriadas, granizo, dentro da base da nuvem. Então, muitas vezes, quando a temperatura do ambiente está com valores negativos, esse granizo consegue cair na superfície em forma de gelo”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Segundo Kneib, ao longo de quarta-feira, o vórtice ciclônico de alto nível, que ocasionou o fenômeno chuvoso, se afasta para a região de São Paulo sentido Oceano Atlântico. A partir daí o sol volta a predominar com temperaturas máximas se aproximando novamente da casa dos 30º.

 

Informações da AEN

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *