Crédito da foto: Divulgação
Simplificação, desburocratização e inovação. São palavras que definem a criação do Habita Já PG, nova medida da Prefeitura de Ponta Grossa para dinamizar a vida de profissionais da construção civil e da população em geral na documentação imobiliária.
A partir de agora, a administração municipal passa a emitir, em um único documento, as informações do Habite-se tradicional e da Certidão de Metragens, bastando apenas um pedido. A integração deve reduzir o tempo total para emissão da documentação em até 50%.
A prefeita Elizabeth Schmidt enfatizou o compromisso da gestão com a modernização do serviço público. “Estamos cumprindo nossa meta de tornar Ponta Grossa uma cidade mais eficiente, ágil e conectada. Este é um avanço concreto para o setor da construção e demonstra como o diálogo com o setor produtivo resulta em benefícios para toda a população”, afirmou a prefeita.
Atualmente, uma obra requer o pedido de três certidões: o Alvará de Construção (com a aprovação do projeto), o Habite-se (permissão de uso) e a Certidão de Metragens (para averbação no Registro de Imóveis).
Com o novo modelo, a Certidão de Metragens deixa de ser um documento separado, tendo seus dados incorporados diretamente ao Habite-se.
A modernização é resultado de diálogos entre a Prefeitura e a Associação Paranaense de Construtores (APC).
PRIMEIRO PASSO FOI A DIGITALIZAÇÃO
A base para essa unificação foi a completa digitalização da Certidão de Metragens, realizada em outubro pelo Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento.
Esse foi o primeiro passo para a eficiência tão desejada pelo setor e pela população, o serviço, que antes exigia deslocamento até a Praça de Atendimento, tornou-se 100% online.
COMO SOLICITAR ONLINE
Todas as certidões devem ser solicitadas pela plataforma geo.pontagrossa.pr.gov.br. O processo é simples: basta criar uma conta, selecionar a certidão desejada e anexar os documentos digitalizados.
A criação do Habita Já PG consolida essa modernização, unindo dois documentos essenciais em um só e garantindo um serviço público digital e eficiente.
Conteúdo republicado da PMPG
