Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Em ritmo acelerado, obras do Elevador Panorâmico de Vila Velha alcançam 22%

Em ritmo acelerado, obras do Elevador Panorâmico de Vila Velha alcançam 22%

Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR

A revitalização do Teleférico Vertical da Furna dos Andorinhões, conhecido popularmente como Elevador Panorâmico, no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, avança em ritmo acelerado. Iniciada em julho deste ano, em três meses a obra alcançou 22% de conclusão. O término, de acordo com o cronograma inicial, está previsto para outubro de 2026.

A reforma do local, desativado há 25 anos, está sendo conduzida pela concessionária Soul Vila Velha, que administra a Unidade de Conservação (UC), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O investimento é de R$ 13,2 milhões, custeado integralmente pela empresa.

Segundo o levantamento mais recente, as equipes técnicas concluíram a desmontagem completa da sala de máquinas e dos componentes internos do equipamento. As estruturas metálicas da Furna estão sendo retiradas gradualmente, etapa que antecede a reforma e revitalização em oficinas especializadas.

Paralelamente, seguem os serviços de terraplenagem e preparação do caminho de acesso, que permitirá a entrada de guindastes e caminhões, equipamentos essenciais para o içamento das estruturas e concretagem das novas bases. A infraestrutura elétrica e de dados também está praticamente finalizada. A previsão é que o “rigging”, fase que marca o início da instalação da nova estrutura metálica, seja iniciado em janeiro de 2026.

A expectativa é que a reativação do elevador impulsione o turismo regional, podendo aumentar em até 50% o número de visitantes, fortalecendo a economia local. Em 2024, Vila Velha recebeu cerca de 70 mil pessoas.

PARQUE DE VILA VELHA 

Localizado em Ponta Grossa, a apenas uma hora da capital Curitiba, Vila Velha foi o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do IAT, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Republicado da AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *