Home / Notícias / Projeto piloto do IBGE visa mapear áreas verdes urbanas no Brasil

Projeto piloto do IBGE visa mapear áreas verdes urbanas no Brasil

O projeto inédito do instituto já foi testado nas cidades de Guarulhos e Palmas, trazendo importantes indicadores.

Crédito da foto: IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou um projeto inédito que visa mapear as áreas verdes urbanas no Brasil. Os municípios de Palmas e Guarulhos foram selecionados como áreas-teste, visto diferenças ambientais como formação das cidades, clima e vegetação.

Manuela Mendonça de Alvarenga, responsável técnica pela pesquisa, destaca que a partir do projeto piloto, a equipe da Diretoria de Geociências do IBGE pretende avaliar proposta metodológica para que seja implementada em todo território nacional futuramente. 

“Para nós é importante lançar este estudo em caráter experimental, para que possamos colocar a proposta de metodologia em discussão, testar sua aplicabilidade a diferentes contextos e, a partir de um retorno de outros pesquisadores, de gestores e de demais partes interessadas, propor algo que possa ser aplicável a todo o Brasil”, afirma. 

A metodologia utilizada pelo IBGE para esta investigação, utilizou a definição de áreas verdes urbanas do Código Florestal Brasileiro, que considera áreas públicas ou privadas de vegetação (natural ou recuperada), que têm uma destinação no planejamento urbano diferente de loteamentos e moradias.

“Para a área de mapeamento,  foi considerada uma delimitação que segue o padrão internacional da ONU-Habitat pautado em densidade demográfica e tamanho da população em áreas contínuas. Além disso, foi proposta a utilização de dados de cartografia colaborativa, que indicam a presença de áreas verdes diversas. Estes foram utilizados como insumos para identificação preliminar, cruzados com outros de imagens de satélite, que indicaram a presença de vegetação”, explica o IBGE.

Conforme o instituto, em Guarulhos, foram identificados 7.096,37 hectares de áreas verdes urbanas, o que representa 45% das áreas urbanizadas do município, levando em conta a área de 800 metros em torno do centro urbano. Considerando as áreas verdes intraurbanas, o tamanho é reduzido para 6.036,73 hectares, e a proporção passa a ser de 38% das áreas urbanizadas da cidade.

 “Com esse resultado, podemos interpretar qual é o grau do impacto que o entorno do centro urbano possui para a composição do mosaico de áreas verdes da cidade e consequentemente os serviços fornecidos à população”, explicou Manuela.

O IBGE informou que, em Palmas, o total de áreas verdes urbanas foi de 5.137 hectares, considerando a área de mapeamento com o entorno de 800 metros do centro urbano, o que representa 49,11% do total de áreas urbanizadas da cidade.

Informações da Agência Brasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *