Home / Notícias / Janelas sempre fechadas; o que vai mudar nos ônibus de PG

Janelas sempre fechadas; o que vai mudar nos ônibus de PG

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que novos ônibus irão compor a frota do transporte coletivo da cidade. A previsão é que os primeiros 15 ônibus convencionais cheguem em setembro, passando a atender diversas linhas do município. Outros 10 veículos articulados serão entregues para circulação no início de 2026.

A Viação Campos Gerais (VCG), empresa que realiza o serviço no Município, detalhou ao Diário dos Campos o que deve ser oferecido nos novos modelos. A proposta é modernizar a frota e trazer mais conforto aos usuários. Mas eles terão que se adaptar aos novos veículos, que trarão algumas tecnologias inéditas ao serviço. Por exemplo: ar-condicionado.

Ar-condicionado e controle de temperatura

Os ônibus serão climatizados de maneira uniforme. A temperatura é definida por norma técnica, para garantir conforto térmico a todos os passageiros. Segundo a norma ABNT NBR 15570, que estabelece os requisitos mínimos para veículos de transporte público coletivo urbano de passageiros, os ônibus equipados com sistema de ar-condicionado devem manter uma temperatura interna máxima de 22 °C. Ou, ainda, uma diferença mínima de 8°C se a temperatura externa for superior a 30°C.

Com o ar-condicionado em funcionamento, as janelas ficam sempre fechadas, garantindo melhor eficiência da climatização. Então, o ponta-grossense vai ter que se acostumar com duas coisas: primeiro, as janelas constantemente fechadas. Segundo, a mesma temperatura para todos dentro do veículo. Nada de pedir para o motorista regular o ar-condicionado!

Menos poluição e ruído

Segundo a VCG, a motorização Euro VI representa a evolução mais moderna dos motores a diesel no transporte coletivo. Comparada à tecnologia anterior (Euro V), ela reduz em até 80% a emissão de óxidos de nitrogênio e em cerca de 50% o material particulado, que são aquelas partículas da fumaça que fazem mal à saúde e poluem o ar. Isso significa menos poluição, ar mais limpo e mais qualidade de vida para a população.

Além disso, os motores Euro VI são mais silenciosos, o que contribui também para reduzir a poluição sonora na cidade.

Bancos estofados

A VCG não detalhou quantos dos veículos já possuem bancos estofados, mas dizem que esse benefício não é novidade da frota recém-adquirida. Segundo a empresa, os assentos dos veículos incorporados agora são compostos por tecido impermeável, o que facilita a limpeza e aumenta a durabilidade, trazendo mais conforto e higiene para os passageiros.

Carregamento para os celulares

Os novos ônibus terão entradas USB para carregamento de celulares. De acordo com a empresa, haverá uma entrada por fileira de assentos. A população poderá usar de forma simples, bastando conectar o cabo do celular para iniciar o carregamento da bateria do aparelho.

Mas a VCG conta com a colaboração dos usuários para manter esses equipamentos em operação. “Nossa preocupação é manter o bom funcionamento, pois infelizmente temos alto índice de vandalismo. Situações como chicletes colocados na entrada USB podem inutilizar o dispositivo de forma definitiva”, informou a empresa, via assessoria de imprensa.

O fim das “cordinhas”

A tradicional “cordinha” ficou no passado. Os modelos em circulação já estão quase todos sem essa modalidade de acionamento das campainhas. Agora, os ônibus contarão apenas com botoeiras modernas e sem fio para acionar a parada. O sistema é mais confiável e prático, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários.

Fonte: DCmais

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *